Acupontos e Zonas Reativas


Todos os problemas, sejam eles físicos ou emocionais, têm as suas âncoras no corpo.
Existem zonas e pontos específicos, localizados nos meridianos energéticos ou não, que correspondem a órgãos, funções físicas ou emocionais ou a elementos constitucionais.
A pressão sobre estes pontos ativa ou diminui o fluxo de energia, o que se reflete na diminuição do problema ou no aumento de força para ultrapassá-lo e reestabelece o equilíbrio. A acupressão clássica trabalha unicamente com os dedos, mas com a utilização de cristais, ou de substâncias potenciadas que são aplicadas nas respectivas áreas, o efeito pode ser aumentado e a solução do problema será acelerada.

O corpo humano é um conjunto complexo de muitos sistemas diferentes que interagem um com o outro. Todas as partes do corpo estão organizadas em conjuntos funcionais, e assim uma interferência numa parte sempre se reflete numa outra parte conectada. Nada no corpo existe sozinho. Cada músculo está ligado a um meridiano energético, a certos pontos de reação, a uma zona específica da pele, como também a um conteúdo emocional ou mental. A pressão em certos pontos tem efeitos diretos nos músculos correspondentes, como também a situação muscular se reflete em todo o sistema energético. No ser humano não existem sistemas fechados.